Viciados em Cinema
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

O Melhor fórum de entretenimento da Internet


Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

Coleção ou compulsão?

3 participantes

Ir para baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

1Coleção ou compulsão? Empty Coleção ou compulsão? Dom Jan 11 2015, 14:55

Arthur

Arthur
Proprietário
Proprietário

Fala meus amigos, nos últimos tempos venho me perdendo nessa reflexão, aos quais a resposta ainda não é pacífica para mim mas já tem um bom encaminhamento, e gostaria de compartilhá-la com vocês de debatê-la.

Por qual motivo nós colecionamos?

Em uma resposta rápida, direta e sincera, eu digo que; Eu coleciono apenas os filmes que eu gosto muito e sei que irei assistir repetidas(se eu assistir mais de uma vez, considero o investimento ''pago'') vezes ao longo de minha vida.

No tocante ao colecionismo, duas memórias marcam em minha mente; Meu pai me levando a locadora toda sexta para locar filmes para o final de semana e eu levando no mínimo 40 minutos para escolher, porque sempre me perdia naquela imensidão de capas, cores, histórias. A outra lembrança que tenho é de matar aula e ir para a casa do meu avô assistir Charles Chaplin com ele durante a tarde toda, filmes esses que ele comprara em uma coleção da caras e que ficaram comigo como herança. Estão na minha coleção hoje e ficarão para sempre comigo.

Fui crescendo, o gosto por filmes aumentando e intensificando, o poder aquisitivo aumentando e consequentemente a coleção se formando. Lembro que iniciei a coleção com dvds piratas, porque lá atrás com 13 anos, eu não tinha dinheiro para pagar tão caro em um dvd cujas promoções da época eram 3 por R$ 60,00! Então eu me rendi aos dvds piratas, eram 2 por R$ 15,00, mas como todo bom colecionador, não é porque eu comprava dvd pirata que eu aceitava qualquer coisa. Na época eu bati o comércio da cidade inteiro, atrás dos piratas mais ''originais'' possíveis, e ao achar o vendedor com melhor qualidade, sobretudo de capa, passei a comprar com certa frequência e dar inicio à coleção. Os meses foram passando, conheci o Orkut, conheci a Viciados em Dvd's(nem pensávamos em BD's nessa época) e aí a coisa ficou profissional e aos poucos a pirataria foi ficando de lado.

Nesse meio tempo duas coisas me eram fonte de prazer quando o assunto era a minha coleção, uma era poder debater com aquele nicho, assim como fazemos hoje, porém, naquela época a participação era absurdamente maior do que é hoje e do que foi nos ultimos anos de orkut, era bacana. Além disso, o principal fator que me dava prazer na minha coleção era não ''precisar'' mais de locadoras, eu tinha a minha locadora particular, comprava filmes que eu já conhecia para poder rever quando quisesse, e comprava filmes indicados por colegas colecionadores com gosto similar ao meu para eu me surpreender quando quisesse assistir algo ''inédito'', da mesma forma como acontecia quando íamos às locadoras e algum cliente ou funcionário nos indicavam algo e ficávamos fascinados pelo filme. Foi uma época boa.

Fui crescendo, e com o advento da internet de 10mb, a necessidade de comprar filme para ter aquela surpresa acabou, e em parte pelo bem estar da minha saúde financeira, hoje em dia compro apenas o que sei que irei rever, assim como falei lá em cima. Eu sou uma pessoa muito bem controlada financeiramente, porém talvez motivado pelas obrigações que passamos à adquirir com o decorrer da vida, de uns tempos para cá me pus a refletir sobre esse nosso hobby e na real necessidade de tê-lo.

Pois bem, sendo mais direto agora, o objetivo principal de todos ao comprar um dvd ou blu-ray é adquirir o filme e poder assisti-lo em sua casa sempre que quiser. Sendo esse nosso objetivo principal, porque nos importamos tanto com as capas? Em ter prateleiras bonitas, organizadas e com os filmes a mostra? Será que acima da vontade de ter o filme, está em ter uma prateleira cheia deles?

Se nosso objetivo é ter o filme, então porque não baixar e manter no hd, ou baixar e gravar em dvd ou em última hipótese, comprar o original, mas passar a acondicioná-lo em porta cd's? Assim não teríamos tanto espaço ocupados por eles e manteríamos a qualidade(que pode ser argumento de alguns) Porque nos preocupamos tanto assim com as capas, como eu fazia quando comecei a colecionar dvds piratas, e sem elas a coisa meio que perde o brilho? Qual o nosso intuito em ter as caixas e estantes decoradas, qual a nossa necessidade nisso?

Bem, meu palpite é que nós não somos perfeitos, ter uma compulsão nunca é bom, e não adianta querermos nos enganar, mas em maior ou em menor escala nós temos nesse hobby uma compulsão, e particularmente eu não acho isso ruim, é algo prazeroso. Ter ciência dessa ''problema'' me fez ao longo dos anos gastar melhor meu dinheiro(afinal, não é um vício barato) e moldar melhor a minha postura nesse sentido, e hoje considero seguir a linha correta(que não é algo absoluto, é bom para mim, mas não precisa ser bom para você) e que me satisfaz.

Além da parte prática que é comprar para assistir aos filmes, nós não somos viciados por acaso, tem algo em nós que cativa esse vício em específico, a resposta para isso eu não tenho, só sei que toda compra que chega, toda vez que organizado minha coleção, as boas lembranças do passado me vem à mente, desde as duas citadas à cima até os bons tempos de orkut, aos quais aprendi muito, fiz bons amigos e tive o prazer de conhecer muitos pessoalmente, é ai onde as coisas se confundem.

Uma coisa é certa, sob o prisma mais direto, eu quero ter esse vício o resto da vida, e minha coleção(e a do meu avô) irão me acompanhar até o fim de minha vida, e assim como meu avô me ensinou à valorizar esse aspecto bom da vida(e com qualidade) eu quero ter o prazer de fazer isso com meus filhos e netos, mostrar esse mundo fantástico que é o cinema à eles, é uma das coisas que me trazem prazer nessa coleção.

Mas principalmente, eu quero poder ter a oportunidade de em qualquer idade, em qualquer fase da vida, sonhar e viajar nesse mundo espetacular do cinema, e você?

https://viciadosemcinema.forumeiros.com

2Coleção ou compulsão? Empty Re: Coleção ou compulsão? Dom Jan 11 2015, 20:37

Tiago Bueno

Tiago Bueno
Membro Platina
Membro Platina

O que sempre me fascinou e me levou a colecionar é esse sensação bacana de ter o filme sempre à mao. Das capas, como voce disse, tudo faz parte do ato de colecionar. Um arquivo num hd ou num pen drive quebra o galho, mas se for um filme que quero guardar para sempre, para rever daqui um, dois, 10 anos, te-lo em um hd vira algo impessoal demais. Como disse antes, poder pegar, ver a capa, a sinopse, ter o filme original, em toda sua gloria hehe arrumado na prateleira, é algo que só quem coleciona entende. Acredito que tenha uma linha tênue entre coleção e compulsão. Entre comprar algo q realmente queremos e comprar simplesmente por comprar. Eu sempre me pergunto antes de comprar: esse é um filnme/série que realmente vale a pena ter na coleção? Para guardar, rever, compartilhar com meus filhos, netos, etc. Enfim, é um filme especial?
Eu coleciono há uns 5 anos e tenho 200 títulos. Acho q sou bem seletivo com os filmes que eu compro no sentido de realmente achar q vale a pena te-los, caso contrario teria bem mais filmes.
Não vou negar que tenho uns 10 que, apesar de achar bons filmes, foram comprados mais pela promoção, mas 90% são títulos q realmente quero guardar.

3Coleção ou compulsão? Empty Re: Coleção ou compulsão? Dom Jan 11 2015, 20:39

Tiago Bueno

Tiago Bueno
Membro Platina
Membro Platina

É complicado colocar em palavras esse nosso hobby (para mim é uma paixão) em palavras. É algo realmente curioso.

4Coleção ou compulsão? Empty Re: Coleção ou compulsão? Qua Jan 14 2015, 07:38

Renato Oliveira

Renato Oliveira
Membro Platina
Membro Platina

Bem...no meu caso eu não coleciono filmes por compulsão, apesar de sentir constantemente esse "desejo", mas eu me controlo muito para não me deixar levar por este sentimento. Como o Arthur mencionou no seu relato, eu também só compro filmes se for para assisti-los diversas vezes, mas tenho também outro objetivo em tê-los em casa que é um pretexto para reunir os amigos e/ ou parentes em casa, assistí-los e depois discutí-los para saber o ponto de vista de cada um, sendo assim não compro por comprar, mas sim para que ele gere momentos de prazer e deleite. Me inscreví no Orkut, Fórum dos Viciados e no Facebook para compartilhar com vocês as minhas experiências cinematográficas e, de volta, saber de vocês a opinião relacionadas a aqueles mesmos filmes que assistímos em comum, contudo sinto muita falta daqueles ricos comentários que se faziam no tópico "Acabei de assistir" que quando se postava logo vinham 3, 4 pessoas e colocavam as opiniões, contrárias ou não, sobre eles. Enfim, não compro por compulsão, apesar de têlas, mas, também, para ser identificado como cinéfilo, pois quando alguém me vê e visualiza a minha casa ou minha roupa ou conversa comigo logo me identifica como um nerd cinéfilo gamer e então, se identifíca, ou não, comigo se aproximando ou se afastando, criando uma relação mais precisa. Iso não quer dizer que eu não fale e domine assuntos de outras áreas, mas já define bem uma forte característica da minha personalidade.

Conteúdo patrocinado



Ir para o topo  Mensagem [Página 1 de 1]

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos