O Melhor fórum de entretenimento da Internet


Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

Viciados em Cinema » Cinema » Filmes » Os Vingadores - 2012

Os Vingadores - 2012

Ir à página : Anterior  1, 2, 3 ... 13 ... 24  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo  Mensagem [Página 2 de 24]

26 Re: Os Vingadores - 2012 em Qui Maio 17 2012, 12:59

Tiago Bueno

avatar
Membro Platina
Membro Platina
''Então Thiago. Mas ai que está, nem porrada nós tivemos! Eu particularmente acho um absurdo comparar o Fodastico e épico Os Mercenários a Os Vingadores. Os Mercenários mostra como se coloca atores/personagens fodoes em um filme, mostra como utilizá-los de maneira correta, mostra como se faz ação de primeira qualidade, comédia na medidada correta, uma gostosa com clase, mercenarios é tudo que vingadores não é.''

Cara, como assim não tivemos porrada? Teve Thor contra Homem de Ferro. Hulk contra Thor. Teve a destruição da shield no começo. Teve TODA a batalha final em que TODOS os vingadores tiveram sua grande cena. Teve o Hulk quebrando o pau de forma épica no final. Sem falar no Hulk trollando o Lock que foi hilário rsrs E tivemos tbm a uma gostosa com classe. Muito gostosa e muita classe.

Sinceramente, se isso não é porrada e diversão pra você. Não sei o que é.

Sabe um filme que não cumpre sua proposta (diversão)? É justamente esse usado para comparação. Mercenários. O filme é divertido. Mas fica loooonnnge do que poderia ser. Era pra ser o filme de ação mais épico já jeito. E ficou apenas legal. O trailer de Mercenários 2 é melhor que o primeiro filme inteiro.

Ver perfil do usuário

27 Re: Os Vingadores - 2012 em Qui Maio 17 2012, 16:15

Arthur

avatar
Proprietário
Proprietário
Tiago, pelo amor de deus. Tá parecendo que você é um Rubens Edwald da vida, porque chamar Os Mercenários de ''filme bosta'' e ''filme tosco''? É uma discussão que não se faz necessária, porque o filme não se propõe a isso. Nós assistimos os Mercenários esperando ver badass explodindo tudo, e não um Poderoso Chefão, eles fazem com LOUVOR o que se propuseram a fazer, então pra que querer entrar em questões que não são pertinentes a esse filme?

Sim, acho ridiculo comparar Vingadores com Mercenarios. Se for comparar apenas por reunir atores ou personagens fodas, vai ter uma penca de outros filmes parecidos, bem como Heat, só pra ficar em um exemplo. EU acho que não se pode comparar esses filmes porque mercenários apenas tem como objetivo juntar caras que a vida toda fizeram filmes fodas de ação, e todos de uma maneira geral usando a mesma fórmula de filme, e faze-los atuar no mesmo filme. Já vingadores vem de uma história ja pronta aos quais tem que ser fiel. Eu não acho a comparação cabível porque acho que embora façam parte do genero de ação, são ações diferentes. Os mercenarios entra no famoso genero ''ação anos 80'', já vingadores esta em super herois mesmo, toda uma ideologia por tras, como base a hq, todo a fantasia que um super heroi carrega consigo etc etc

Velho, voce citou pra mim uma cena de verdadeira porrada, e que foi foda pra caralho, diga-se de passagem, que foi Thor x America e Iron Man. A cena inicial EU não gostei(mas pode ser que tenha sido birra com o cinema, porque foi o choque inicial da imagem ruim rs). E a cena final eu não acompanhei muito bem, não vou entrar nesse merito. De qualquer forma, compara o tempo de porra e de tiroteio de um mercenarios, o justiceiro, rambo da vida com o de vingadores. Não que não tenha ação, mas são diferentes.

Ver perfil do usuário http://viciadosemcinema.forumeiros.com

28 Re: Os Vingadores - 2012 em Qui Maio 17 2012, 20:00

Tiago Bueno

avatar
Membro Platina
Membro Platina
''Tiago, pelo amor de deus. Tá parecendo que você é um Rubens Edwald da vida, porque chamar Os Mercenários de ''filme bosta'' e ''filme tosco''? É uma discussão que não se faz necessária, porque o filme não se propõe a isso. Nós assistimos os Mercenários esperando ver badass explodindo tudo, e não um Poderoso Chefão, eles fazem com LOUVOR o que se propuseram a fazer, então pra que querer entrar em questões que não são pertinentes a esse filme?''

CARACA! Leia novamente seu ultimo post Arthur. Só que troque a palavra Mercenários por Vingadores. É exatamente isso que eu to tentando fazer você entender. A proposta de Vingadores é a mesma de Os Mercenários. Diversão descompromissada. Eu fui ver Vingadores esperando ver super heróis explodindo tudo. Você, pelo jeito foi ver esperando um Poderoso Chefão.
Quem está parecendo Rubens Edward Filho é você que quer colocar defeito num filme com proposta simples: Diversão, heróis quebrando o pau. Só isso

Se você analisar tanto Mercenários quanto Vingadores como CINEMA, e isso tem todo um conjunto de coisas pra se fazer um bom filme, ambos são fracos. É só galera quebrando o pau. Mas isso é uma coisa ruim? NÃO. Por que essa é a proposta do filme.

Entendeu agora?

Ver perfil do usuário

29 Re: Os Vingadores - 2012 em Sex Maio 18 2012, 09:36

Arthur

avatar
Proprietário
Proprietário
Eu entendo o que voce esta falando a muito tempo, mas discordo. Porque porra querer criticar os mercenrios por nao ser um poderoso chefao? Quem disse a voce que como cinema os mercenarios eh ruim? existe um conceito absoluto para o que eh cinema?

Digo e repito...os vingadors eh um tipo de acao, mercenarios eh outro.

Nao estou procurando defeitos nos vingadores, mas irrita essa lambecao de bolas exagerada de voces

Ver perfil do usuário http://viciadosemcinema.forumeiros.com

30 Re: Os Vingadores - 2012 em Sex Maio 18 2012, 12:35

Tiago Bueno

avatar
Membro Platina
Membro Platina
Ai que está cara. Eu pelo menos não estou lambendo nada. rsrs
Já disse VÁRIAS vezes que pra mim, Vingadores foi diversão de alto nivel e nada mais. Não fica nem no top 5 de melhores filmes de super herói.

Ver perfil do usuário

31 Re: Os Vingadores - 2012 em Sex Maio 18 2012, 12:36

Arthur

avatar
Proprietário
Proprietário
Mas ficar entre o top 5 é algo grande rs Ele não fica nem entre o top 10!

da pra tu entrar no msn? rs

Ver perfil do usuário http://viciadosemcinema.forumeiros.com

32 Re: Os Vingadores - 2012 em Sab Maio 19 2012, 02:10

Renato Oliveira

avatar
Membro Platina
Membro Platina
Gostei demasiadamente do filme, fantástico. Pode até não ser o melhor filme de Super-Heróis, mas certamente é o mais divertido filme de Super-heróis que eu vi até agora. Quando falo divertido, quero que entenda que foi dentro da medida certa, pois o filme tem outros atrativos como as lutas dos heróis e a forma como as cenas foram colocadas na tela parecendo que eu estava lendo nos quadrinhos, só que em movimento. A cena de porrada que eu mais gostei foi a martelada do Thor no queixo do Hulk que ele desabou e a cena contra Loki. A construção os diálogos foi bem adequado, inteligente e, em alguns casos, sutis. Não é atoa que está sendo esse sucesso no mundo inteiro.


Ver perfil do usuário

33 Re: Os Vingadores - 2012 em Seg Maio 21 2012, 07:51

Arthur

avatar
Proprietário
Proprietário
Renato, voce foi os dos que mais elogiaram os vingadores, eu gostaria de entender o porque de voce ter gostado tatno desse filme, lhe pearguntando o seguinte....quais filme de super herois voce ja viu?

Ver perfil do usuário http://viciadosemcinema.forumeiros.com

34 Re: Os Vingadores - 2012 em Seg Maio 21 2012, 22:01

Renato Oliveira

avatar
Membro Platina
Membro Platina
Nossa Arthur...se eu for listar aqui todos os filmes de super heróis que eu assisti não vou parar hoje, mas vou colocar alguns que gostei:
Batman Begins ,Batman:O Cavaleiro das Trevas, Homem de Ferro 1 e 2, Hulk (todos),Capitão América,Thor, Super-Homem (todos)
Lanterna Verde,enfim entre vários outros,mas qual o motivo de tal questionamento Arthur ?

Ver perfil do usuário

35 Re: Os Vingadores - 2012 em Seg Maio 21 2012, 23:32

Marcelo

avatar
Moderador
Moderador
Renato, Arthur quer saber por que na sua opinião os vingadores é tão melhor que todos esses filmes que você citou ai.

Ver perfil do usuário

36 Re: Os Vingadores - 2012 em Ter Maio 22 2012, 10:46

Arthur

avatar
Proprietário
Proprietário
Isso marcelo. E tambem queria saber quais referencias de filmes de super herois ele tem para gostar tanto de vingaodres.

Ver perfil do usuário http://viciadosemcinema.forumeiros.com

37 Re: Os Vingadores - 2012 em Ter Maio 22 2012, 11:29

Renato Oliveira

avatar
Membro Platina
Membro Platina
Referências ??? Já coloquei algumas no meu post anterior, faltou Watchmen e uns outros tantos aí..bem,é o seguinte:
Primeiro - eu não acho que Os Vingadores é melhor filme que todos esses filmes. Acredito que Batman: O Cavaleio das Trevas tem muito mais conteúdo além de alguns outros, mas,na minha opinião e gosto é o mais divertido porque eu me diverti mais com ele do que todos os filmes de super heróis que já assisti.Cada um tem seu gosto e opinião. Tem que se respeitar toda e qualquer opinião ou gosto expressado. Os Vingadores é um filme fantástico pelo fato de conseguir expressar na tela uma história em quadrinhos em movimento com muita maestria,além de adaptar diálogos bem humorados,inteligentes e sutis com cenas de ação adequadas para cada super herói presente no filme. Batman já foi um filme feito com uma boa dose de drama e suspense com diálogos mais complexos e conclusão surpreendente com destaque para a atuação do Heath que foi excepcional. Portanto cada filme tem o seu valor, porém teve um que agradou mais a alguns e outro que agradou mais a outros. Eu, particularmente, gostei dos dois,sendo que Os Vingadores me divertiu muito mais, contudo no Batman a atuação do Heath foi excelente elevando o nível do filme ao patamar que está hoje enquanto Os Vingadores está conquistando, também o seu espaço e status. Isso é ótimo para o expectador que tem periodicamente filmes de super herói de qualidade para assistir

Ver perfil do usuário

38 Re: Os Vingadores - 2012 em Qui Maio 24 2012, 10:07

Arthur

avatar
Proprietário
Proprietário
Renato, eu vejo que voce quer, assim como fez na comunidade, falar wue os vingadores eh melhor que tdk, mas esta se contendo. Tdk vai muuuuuuuito alem da atuacao do heath, tdk tem um elenco ESPETACULAR com todos atuando espetacularmente. Voces falam de filmes de drama como se fossem chatos lu como so pudesse assistir filmes assim estando de freten a lareira, usando oculos de grau, cachecol e tomando chocolate quente. nao eh apenas tiros e explosoes a esmo com toques de piada que divertem. Mas serio, voces estao elogiando TANTO esse filme, que eu so vou comentar especificamente sobre ele, quando eu assistir novamente, acho que nao gostarei do msm jeito, mas vou dar essa colher da cha pelas cirscunstancias do cinema onde vi o filme.

Ver perfil do usuário http://viciadosemcinema.forumeiros.com

39 Re: Os Vingadores - 2012 em Qui Maio 24 2012, 15:42

Renato Oliveira

avatar
Membro Platina
Membro Platina
Realmente fica parecendo que eu estou me contendo,mas não é isso. O que ocorre Arthur é que Os Vingadores me divertiu muiiiiito mais do que todos os outros filmes de super heróis que assisti, muito mais do que TDK que eu gostei muito também. Pode ser a minha condição emocional do momento ou a minha expectativa esteja voltada para o quesito diversão ou coisa parecida, mas o fato é que me diverti como nunca, contudo, esse detalhe não coloca Os Vingadores em superioridade técnica (roteiro,enredo,atuação etc) quando comparado a TDK. Minha mulher e filho já acham que Os Vingadores é melhor e ponto,só que eles não tem o mesmo histórico cinematográfico que eu e nem a mesma visão apurada que eu.Dessa forma, digo e afirmo , na minha opinião que no quesito diversão Os Vingadores é bem superior a TDK, mas nos quesitos já citados por mim acima TDK é bem superior. Em relação à sua análise eu já acho que você nem deveria ir mais assistir, pois você já colocou na sua cabeça que Os Vingadores é um filme simples e não é; você já se autoderterminou que você não vai qualificar o filme como fantástico ou fodástico ou que ele atingiu o objetivo ao qual ele foi destinado, porque essa crítica já está feita na sua mente e nada mudará essa sua opinião pelo fato de você ter antipatizado com ele no momento que falaram que Avengers é melhor que TDK.

Ver perfil do usuário

40 Re: Os Vingadores - 2012 em Sex Maio 25 2012, 09:54

Arthur

avatar
Proprietário
Proprietário
Eu entendo sua opinião Renato, e gosto bastante de ver como voce conseguiu se divertir com o filme e se sentir feliz assistindo a ele. Negócio que pegou mesmo foi a comparação com um dos maiores filmes da história. Eu não predeterminei na minha mente que o filme é ruim e que não vou gostar, pelo contrario, e fui assistir torcendo demais para algo do tipo Iron Man, que é um filme que considero diversão da melhor qualidade. Tanto estou disposto a conseguir isso, que verei novamente em condições adequadas para se ver um filme, ai sim poderei falar com mais propriedade do filme. Mas ja adianto, ou eu vou gostar do filme, ou passarei a odiar mais ainda rs OUUUU...vou pensar o mesmo que penso de Thor e Capitão...nem lembrava mais que esses filmes existiram... aliás, qual sua opinião sobre esses filmes?

Ver perfil do usuário http://viciadosemcinema.forumeiros.com

41 Re: Os Vingadores - 2012 em Sex Maio 25 2012, 12:40

Tiago Bueno

avatar
Membro Platina
Membro Platina
Do jeito que algumas pessoas estão sendo com Os Vingadores, você está sendo com TDK Arthur. Lambeção absurda. TDK é um FILMAÇO! Melhor filme de super herói já feito.
Mas ''um dos maiores filmes da história'' é bem exagerado.

Tire o Heath Ledger/Coringa e lá se foi grande parte da fodacidade de TDK.
E um filme do BATMAN o melhor personagem deveria ser o próprio Batman/Bruce Wayne, concorda comigo? Se um outro personagem causa mais interesse e rouba todas as cenas...tem algo errado ai.
A atuação do Christian Bale é apenas correta. Nada espetacular. Heath Ledger, Aaron Eckhart, Michael Cane, Gary Oldman. Todos são coadjuvantes e tem atuações melhores que a do Christian Bale.

Ver perfil do usuário

42 Re: Os Vingadores - 2012 em Sex Maio 25 2012, 12:48

Tiago Bueno

avatar
Membro Platina
Membro Platina
Fiquei curioso agora Arthur.

O que tem em TDK que vai muuuuuuuiitto além da atuação do Heath Ledger? O que tem nele pra fazer você achar um dos maiores filmes da história?

Ver perfil do usuário

43 Re: Os Vingadores - 2012 em Sex Maio 25 2012, 14:22

Arthur

avatar
Proprietário
Proprietário
Tiago, porque é exagero dizer que ele é um dos melhores filmes ja feitos? Tdk está facil entre os 100 melhores da história.

''Tire a atuação do Heath Ledger e o que sobra do filme?''

Tire o messi do barça e o que sobra? Tire Al Pacino de Perfume de mulher e o que sobra? Atuações fora do comum abrilhantam grandes filmes e os eleva a patamares gigantescos.

O Batman me irrita muito ser tão meloso e justo, devia descer mais a porrada em todo mundo. Mas o Bale esta muito bem no papel, o fato desse batman ser um bundao nao é culpa dele(é o que eu imagino).Aaron Eckhart MATA A PAU. Michael Caine e Morgan Freeman brilhantes nas poucas vezes que aparecem. Gary Oldman espetacular como sempre. Não se resume ao Heath. Claro que ele é o destaque, pra mim uma das melhores atuações da historia do cinema.

Mas o filme é espetacular como um todo, qualidade tecnica, historia, ação(mesmo que nao com tantas lutas), tudo. Foi o primeiro filme de super heroi, que ao meu ver, pode ser visto por qualquer um que odeie super herois, porque é um filme que transcende essa barreira.

Ver perfil do usuário http://viciadosemcinema.forumeiros.com

44 Re: Os Vingadores - 2012 em Dom Maio 27 2012, 10:53

Renato Oliveira

avatar
Membro Platina
Membro Platina
[vou pensar o mesmo que penso de Thor e Capitão...nem lembrava mais que esses filmes existiram... aliás, qual sua opinião sobre esses filmes?]


Thor deixou a desejar,pois a impressão que eu tive foi que o diretor estava mais preocupado em preparar Thor para ser inserido no filme Os Vingadores do que desenvolve-lo como filme solo com situações inerentes ao seu contexto. Senti que o filme ficou meio perdido e não preencheu as minhas expectativas.
Capitão América foi bem melhor e ficou dentro daquilo que eu esperava,mas ainda assim poderia ter sido bem melhor.O filme desenvolveu melhor o personagem, mostrou como foi usado pelos políticos como garoto propaganda e colocou um paralelo entre a Hidra e o Nazismo com bons momentos de ação, mas poderia ser melhor.

Ver perfil do usuário

45 Re: Os Vingadores - 2012 em Seg Maio 28 2012, 07:50

Renato Oliveira

avatar
Membro Platina
Membro Platina
Quero deixar um depoimento definitivo sobre Batman:O Cavaleiro das Trevas e Os Vingadores.

Na tentativa de se comparar o filme Batman: O Cavaleiro das trevas com Os Vingadores eu digo que é praticamente impossível,pois como comparar um Batman marcado pela morte dos seus pais, trazendo consigo um sentimento de culpa cuja redenção parece estar na proteção de sua cidade contra marginais como aquele que matara seus pais, com um Capitão América, que no filme nada faz além de lutar e dar ordens a seus colegas de equipe? Ou um Harvey Dent, que, de cidadão exemplar e maior combatente civil do crime organizado em Gotham se torna um vilão cheio de ódio e inescrupuloso, após ter sua vida e sua face desfigurada por um crime cometido pelo Coringa contra ele e a mulher que amava, com Um Nick Fury, que no filme, a despeito de sua importantíssima função no "projeto Vingadores" pouco faz além disto? E como comparar um Coringa, interpretado de forma Magistral, magnífica e com todos os outros adjetivos louváveis que possam ser atribuídos, apresentando-nos um vilão desequilibrado, cheio de traumas, com uma personalidade tão complexa quanto obscura, com um Lóki, que, em que pese ter sido bem-interpretado, tinha como principal motivação de suas ações a vingança contra o irmão por ser ele um filho adotado, além de não representar uma ameaça tão expressiva para os Vingadores quanto o Coringa o fora para o Batman? Não da né ?
Mas as pessoas Arthur, já sofrem muito e fica desagradável ficar experimentando esse tipo de filme quando estão procurando algo que alivie o espírito e suavize a alma, pois de sofrimento, tristeza e amargura o povo tá cheio. Aí vem um Joss Wheldom e proporciona um filme que diverte e descarrega as mazelas do espírito humano proporcionando um prazer intenso que alivia a mente dos problemas do cotidiano. É como se o povo estivesse com sede deste tipo de filme e Os Vingadores vem e da essa saciedade. O resultado é fantástico e o mundo inteiro apláudi.Claro que Batman TDK tecnicamente é superior no que se refere a dramaticidade que reflete a realidade da vida como ela é, mas com certeza no quesito diversão Os Vingadores é superior chegando a ser o filme mais DIVERTIDO de Super Heróis que existe na atualidade.

Ver perfil do usuário

46 Re: Os Vingadores - 2012 em Seg Maio 28 2012, 07:52

Arthur

avatar
Proprietário
Proprietário
renato, ja ja lhe respondo , aguenta ai :p

Ver perfil do usuário http://viciadosemcinema.forumeiros.com

47 Re: Os Vingadores - 2012 em Seg Maio 28 2012, 14:33

E tdo uma merda uhauhauhauh bom e o filme do quarteto fantastico do roger corman

Ver perfil do usuário http://www.canafilmes.com.br

48 Re: Os Vingadores - 2012 em Qui Maio 31 2012, 17:29

CHOOOOOOOOOOOOOOOREM Fan-boys:

http://omelete.uol.com.br/homens-de-preto/cinema/bilheteria-usa-homens-de-preto-3-25-275/


kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Ver perfil do usuário

49 Re: Os Vingadores - 2012 em Qui Maio 31 2012, 17:42

Arthur

avatar
Proprietário
Proprietário
Dan, cade aqui sua força?! Fala sua opinião de vingadores pro Tiago ficar putinho rs

Ver perfil do usuário http://viciadosemcinema.forumeiros.com

50 Re: Os Vingadores - 2012 em Qui Maio 31 2012, 19:05

Nem tem muito o q falar, Arthur! rsrs

Recentemente eu baixei um CAMrip do filme pra ver se, por ventura, eu tinha perdido algum detalhe obscuro, mas sem novidade!

O filme é aquilo mesmo q eu percebi já na 1ª vez q assisti na sala de cinema: um vdd Fliperama do tpw Arcade e com umas piadinhas cínicas do tpw Sitcom no lugar de um roteiro mais elaborado!
Nada contra as inumeras cenas de ação e efeitos q são mesmo espetaculares , mas volto a dizer o q postei no tpc do Orkut:

Demorou muito, muito tempo pros " filmes de Heróís de HQ " transcenderem o gênero e adquirirem credibilidade e respeito entre os cinéfilos e aew qndo se espera algo grandioso e com conteúdo igual se viu em TDK e X:FC, vem esse filme com uma trama + mirabolante e juvenil q a do antigo seriado do Jaspion!!!

Me espanta como os roteiristas foram levianos a ponto de retratar toda aquela destruição na cidade de NY com piadinhas e imagens de crianças ufanistas imitando seus heróis favoritos! ¬¬

Tpw; Cadê a verossimilhança com a realidade?
Pois á cerca de 10 anos atras o mundo todo viu o atentado no WTC e o clima não parecia tão espirituoso e cômico como se viu na sequencia final do filme!

Alias, chega a pareçer surreal ( pra não dizer bizarro ) o fato de q a única morte no filme todo foi a do agente Coulson!!
( WTF... os kras deflagraram uma puta batalha catastrófica no meio de uma metrópole destruindo prédios e + prédios e num morreu nínguem??O.o...Igualzinho o seriado do Jaspion, qndo o gigante-guerreiro Daileon enfrentava o Satangos no final de cada episódio, lembram? kkkkkkk )

Por conta disso afirmo q " os Vingadores " é puro FOGO-DE-PALHA!

Chegou, criou um certo embalinho entre a criançada e SÓ!

FINITO.

O Filme está fadado a ser apenas mais um qualquer e a ser reprisado exaustivamente no " Temperatura Máxima " da Rede Globo igual aqueles filmes do Jackie Chan e ao citado já " Quarteto Fantástico " de 2005.

E isso tudo é " mérito " da Disney/Marvel e desse diretorzinho cabeça-de-bagre chamado Joss Whedon q idealizaram um filme pra pessoas q tem a idade mental de 8 anos de idade e que ainda usam cuequinha do Thor, Hulk, etc..

Pois pra quem coleciona as HQ's desses herois desde os anos 70/ 80, certamente ficou com aquela sensação de descontentamento igual eu e muitos " quadrinhistas " também sentiram qndo, no ano de 1989, assistiram o Batman de Tim Burton.

Aliás se algm, por ventura, insistir em comparar " os Vingadores " com alguma outra adaptação, comparem com esse Batman de Tim Burton pois aew sim pode-se perceber muitas similaridades na sua narrativa e dramaticidade! rs

PS: Pra quem disse q uma boa trilha sonora é irrelevante no resultado final de um filme, apenas tentem ( TENTEM ) imaginar se um clássico como o Superman de Richard Donner teria o mesmo impacto sem a música de John Willians!!

Ver perfil do usuário

Conteúdo patrocinado


Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo  Mensagem [Página 2 de 24]

Ir à página : Anterior  1, 2, 3 ... 13 ... 24  Seguinte

Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum