Viciados em Cinema
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

O Melhor fórum de entretenimento da Internet


Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

Como Analisar um Filme?

+3
Junior
Tiago Bueno
Arthur
7 participantes

Ir para baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

1Como Analisar um Filme? Empty Como Analisar um Filme? Qua maio 09 2012, 23:41

Arthur

Arthur
Proprietário
Proprietário

Uma questão muita recorrente por aqui é essa, analisar um filme. Minha questão gira em torno disso, como analisar um filme? Quem pode definir um padrão para isso? É O que proponho discutirmos neste tópico. Todos usem o bom senso e a educação para evitar problemas.


Eu estou sem muita inspiração para escrever então vou ser breve em meu comentário. É simples, o filme tem que agradar a MIM, não importa o que os outros possam dizer, se o filme me agradou, eu assisto novamente, digo que gostei e posso comprar também. Muita gente tem que entender que os filmes fazem parte da indústria do entretenimento, e não devem servir como mantra de vida, no máximo podem inspirar nossas vidas, afinal não podemos deixar de considerar nosso amor pelo cinema e por nossas coleções um hobby, de tal forma que é algo que faz parte de nossas vidas, sendo desta forma importante para nós. Mas os filmes não podem ser assimilados como Lições de Vida e exemplos de como se viver, esse tipo de coisa nós só aprendemos vivendo e interagindo como outras pessoas. Os Filmes, sim, tem função de deixar nossas vidas mais alegres ou felizes, de modo que eu possa ao mesmo tempo ter uma diversão incrível com Homem de Ferro, e sair sorrindo do cinema por toda a experiência que o filme proporciona, como posso também sair mais feliz, por exemplo, de um Lista de Schindler ou Poderoso Chefão, por serem filmes no melhor sentido da palavra, nos emocionando com suas histórias, atuações tão incríveis que os filmes chegam até a tomar uma dimensão de realidade, e trilha sonora para fechar com chave de ouro. Os Filmes fazem sim parte de nossas vidas e as influenciam apenas tornando-as mais divertidas e saborosas.



Última edição por Arthur em Qui maio 10 2012, 15:18, editado 1 vez(es)

https://viciadosemcinema.forumeiros.com

2Como Analisar um Filme? Empty Re: Como Analisar um Filme? Qui maio 10 2012, 13:10

Tiago Bueno

Tiago Bueno
Membro Platina
Membro Platina

Fugindo só um pouquinho do assunto..

''Eu parto do principio de que o filme tem de melhorar meu humor, tem de ser algo para me deixar bem, tem de ser tratado como entretenimento''

Tendo como base isso que você disse, filmes como A Lista de Schindler, O Pianista entre ourtros não são bons? Por que não acredito que esses filmes deixem a pessoa bem, melhoram o humor etc. Concorda? Cinema não é só entretenimento e diversão.

Voltando ao assunto. Eu também não fico 'procurando' defeitos em um filme. Também gosto de sentar e relaxar, curtir o filme. Acredito que com todos seja assim.
Eu digo se um filme é bom ou não, dentro de sua proposta.
Se vou ver uma comédia, quero dar risada, me divertir. Não vou esperar roteiro/história expecional, ou atuações impressionantes.
Se eu vou ver um drama, ai a coisa muda. Espero uma história bem contada, emocionante,boas atuações etc.


Só que tem uma coisa. Qualquer filme, seja de comédia ou de terror tem que ter o básico: Um bom roteiro e boas atuações.

E um bom roteiro não precisa ser revolucionário, complexo. Basta fazer você se interessar pela história.

Uma boa atuação não tem que ser indicada ao oscar. Basta o cara convencer no papel que está interpretando.

Parte técnica também conta. Afinal, quem não gosta de ver um filme bem feito?
Fotografia, trilha sonora boa, edição (odeio filme parecendo videoclipe)
Não sou critico ou perito em quesitos técnicos, mas eu sei dizer quando eles me agradam, e também quando não agradam.

E pra mim tem muito ''filme ruim que eu gosto''. Só por que eu gostei de um filme, não quer dizer que ele é bom. Um exemplo pra mim é Pearl Harbor. O roteiro é ruim, clichê, não procura seguir nem um pouco o acontecimento real, sem falar no triangulo amoroso sem vergonha. As atuações são mediocres, tem hora que da vontade de rir da cara do Ben Affleck. Mas eu gosto. Me diverte, principalmente na invasão. Mas só por que eu gosto não quer dizer que como cinema é bom.
Outro exemplo bastante usado é Comando para Matar. Toscão demais, mais é divertido pra caramba.

Tem muito filme ruim que a gente gosta. hehe

3Como Analisar um Filme? Empty Re: Como Analisar um Filme? Qua maio 30 2012, 13:32

Junior

Junior

Eu acho também que o filme tem que agradar a MIM, tem muitos filmes que já venceram oscar, agradaram 90% da população, mas eu não fiquei nem um pouco interessado, talvez até tenha visto, mas foi só por ver.
Quando assisto filme é só pela diversão, não procuro defeitos nos atores ou na parte técnica. Concordo que um filme com bons efeitos especiais, uma comédia com sacadas bem inteligentes, drama com uma histária envolvente ou um romance com boa química entre os atores agrada muito mais que um filme "furreca" que parecer ser amador, no entanto quando pego um filme, procuro fechar minha mente pra possíveis defeitos e me focar apenas na diversão, no tempo que passo descansando em frente à TV.

Concluindo, a não ser que o filme seja muuuuito tosco, pra mim analisá-lo não é tão difícil, basta que me agrade e já saio falando que o filme é bom.

4Como Analisar um Filme? Empty Re: Como Analisar um Filme? Sáb Jul 07 2012, 02:47

Renato Oliveira

Renato Oliveira
Membro Platina
Membro Platina

A minha ideia para filme é praticamente igual à ideia que o Tiago Bueno postou. Filme para que eu goste tem que me agradar, me deixar feliz, ganhar o dia. Eu curto muito filmes com imagem bem definida, efeitos especias arrebatadores e som cristalino que me aproxime o máximo da realidade relacionada aos meus sentidos, mas não precisa ser um filme baseado em fatos reais, curto muito filmes fantasias tipo de Super-Heróis ou de aventura/Ação no estilo Príncipe da Pérsia, Escorpião Rei,A Múmia e por aí vai. Tenho um modelo básico para analisar tecnicamente um filme que é o seguinte: Imagem, Som, Enredo e história e pontuando cada um, depois somo tudo e divido por 4 tirando uma média do que o filme foi para mim, mas tem filmes que são muito mais do que isso com atuações de tirar o fôlego que então eu dou pontos extras.

5Como Analisar um Filme? Empty Re: Como Analisar um Filme? Sáb Jul 07 2012, 10:42

viniciusjf

viniciusjf

Mas olha, nem tudo que agrada é necessariamente bem feito. Se a gente tá falando de uma análise crítica, é claro que se você gostou do filme ou não é relevante, mas não pode simplesmente fechar o assunto.

6Como Analisar um Filme? Empty Re: Como Analisar um Filme? Seg Jul 09 2012, 00:43

Renato Oliveira

Renato Oliveira
Membro Platina
Membro Platina

Vou dar aqui um exemplo:
Filme = O Espetacular Homem Aranha.
Imagem = 9,0 (incluindo o 3 D).
Som = 9,0
História = 5,0
Enredo = 6,0
Somando tudo da 2.9 que dividido por 4 = 7,25
Nota 7,25

7Como Analisar um Filme? Empty Re: Como Analisar um Filme? Seg Jul 09 2012, 12:22

viniciusjf

viniciusjf

Com todo respeito eu acho que nota não diz nada.

8Como Analisar um Filme? Empty Re: Como Analisar um Filme? Seg Jul 09 2012, 13:33

Renato Oliveira

Renato Oliveira
Membro Platina
Membro Platina

Pelo menos reflete o grau de satisfação de quem assistiu.

9Como Analisar um Filme? Empty Re: Como Analisar um Filme? Seg Jul 09 2012, 14:02

ThiagoAmado

ThiagoAmado

A questao toda existe uma diferença entre vc gostar de algo e esse algo ser bom, pra analisar a pessoa precisa primeiro definir isso, um exemplo interessante eh o Felini 8 1/2 e um filme maravilhoso e tdo mais, mas q eu nao gosto, mas na hra de realizar uma critica dele eu posso ate colocar e um filme q nao me agrada, mas exponho os criterios q tornam o filme bom, essa de q ah ná minha opiniao nao dá para colocar num caso de analise, opiniao todo mundo tem uma, mas resenha de aspectos tecnicos e uma só, nao tem mta margem pra interpretação, ou o roteiro e bom ou eh ruim, ou a atuação eh boa ou mediocre, se ela te agrada ou nao sao outros 500

http://www.canafilmes.com.br

10Como Analisar um Filme? Empty Re: Como Analisar um Filme? Seg Jul 09 2012, 14:14

Renato Oliveira

Renato Oliveira
Membro Platina
Membro Platina

Alguns aqui já analisam os filmes desta forma aí Thiago, seria interessante que todos adotassem este procedimento, pois ainda são muitos poucos os que procedem desta forma, uns dois ou três.

11Como Analisar um Filme? Empty Re: Como Analisar um Filme? Seg Set 10 2012, 23:17

Renato Oliveira

Renato Oliveira
Membro Platina
Membro Platina

Mas, de fato, existe a necessidade de deixar de lado o gosto e avaliar de forma imparcial o filme ou então perceber a intenção do diretor, onde ele quer chegar, qual a proposta do filme e aí analisar com base nestas informações como é o caso do filme "Machete" que foi feito propositadamente daquela forma.

12Como Analisar um Filme? Empty Re: Como Analisar um Filme? Seg Abr 06 2015, 11:14

Heitor

Heitor
Moderador
Moderador

Uma das formas de analisar um filme é analisando seu processo de criação. E esse artigo ajuda a analisar o processo criativo na tela de cinema. Espero que possa ajudar ao pessoal na hora de avaliar um filme.

Leiam sem pressa.

http://www.papodehomem.com.br/o-processo-criativo-da-cor-no-cinema

http://molungus.blogspot.com.br/

Conteúdo patrocinado



Ir para o topo  Mensagem [Página 1 de 1]

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos