Viciados em Cinema
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

O Melhor fórum de entretenimento da Internet


Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

Números realmente importam em uma coleção?

+11
Renato Oliveira
Tiago Matador
frulani
gabrielrostello
Heitor
Marcelo
Izildo
Junior
Tiago Bueno
Audrey Jofili
Arthur
15 participantes

Ir à página : Anterior  1, 2, 3  Seguinte

Ir para baixo  Mensagem [Página 2 de 3]

Audrey Jofili

Audrey Jofili

Sobre este assunto... penso que colecionar é algo prazeroso, e entendo que cada um tenha uma motivação para uma determinada coleção.

Meu pai, certo dia, questionou minha mãe porque ela havia comprado 2 bolsas. Ela ganha o dinheiro dela, não precisava explicar nada a ele. Ela disse: "Algumas pessoas colecionam carros, outras gostam de bolsas." Ele silenciou. Para ele o carro do ano era mais importante.

Minha mãe nunca colecionou bolsas, mas havia comprado duas bolsas porque tem duas filhas. Acho que ele nem notou...

Eu sim, adoro uma coleção. Coleção de papel de carta (amava me corresponder com as pessoas para trocar), coleção de lingerie (um dia engasguei com um pão e minha cunhada só fazia dizer... "caso vc morra, posso ficar com as lingeries???" kkkkk....) e coleção de dvds.

Coleciono por prazer mesmo. Cada coleção foi numa fase diferente. Ainda tenho meus papéis de carta, não coleciono mais. Ocorre que minha herdeira, não se interessou... tem computador, e-mail, etc. Tudo mudou.

Nunca fui uma pessoa de expor minhas coleções. Aqui, um grupo de colecionadores, é o único lugar onde mostro o que compro. Certamente, é o lugar onde mais aprendo a colecionar, a encontrar um equilíbrio.

Sim, colecionar também pode virar doença. Li recentemente sobre colecionismo. Vi imagens da casa de alguém que tem esse problema. Que transtorno infeliz. Quem assiste HOUSE, deve ter visto que há um episódio sobre este assunto. Acumular um bocado de troço e pronto.

Embora eu sinta respeito por todas as motivações, sei que pode haver um comportamento doentio por trás de alguém que diz ser um simples colecionador. Assim é com quase tudo na vida. Como o TOC. Desde que isso não atrapalhe sua vida, nem a dos outros, tudo bem.

Caso o comportamento traga desconforto, dívidas, até sofrimento, aí devemos buscar ajuda. Está além de nosso controle.



Heitor

Heitor
Moderador
Moderador

O que iremos debater são conceitos. E sei que meus argumentos não vão mudar sua forma de pensar, mas mesmo assim insisto em mostrar que não há só uma verdade.

Heitor, discordo de voce. Obvio que cada um tem que colecionar o que gosta e como gosta, mas há um limite entre o hobby, a doença e a burrice(colecionar embalagens).

Na vida há limite para tudo. Isso a gente concorda. O que eu discordo é você dizer que é burrice colecionar embalagens. O provável é que esse colecionador só dá valor a beleza exterior do produto.

Eu acho MUITA burrice colecionar embalagens, e acho perigoso, porque julgo que colecionar embalagens anda muito junto da doença, voce acaba caindo no vicio e comprando na compulsão.

Só porque a coleção não tem a função além da exibição, ela não significa que o cara vai ser um comprador compulsivo. Colecionar embalagem seria algo como colecionar selos de carta. Você nunca vai selar nenhuma carta com ela e isso faz da coleção dessa pessoa doentia?

E Querendo ou não, nao se tem prazer NA coleção, pode ate ter no fato de exibir a coleção, mas o que isso realmente pode representar? A Fração de segundo em que voce expõe sua coleção é ínfima. O Cara coleciona livros para criar uma falsa aparencia e pegar mulher, é algo que eu discordo, mas voce acha que esse tipo de cara apareceria em um forum de colecionadores?

Querer medir a satisfação e o prazer de alguém em mostrar sua coleção é algo que nem tem como a gente debater.
Eu quis exemplificar com o filme um motivo qualquer para uma coleção. Talvez esse cara não tivesse no forum de colecionadores de livros, mas no colecionadores de ficada, vai lá saber.

A Questão é, respeitando o ideal de cada um, existe uma linha mais racional que deve ser seguida.

Linha racional? Se eu fosse seguir a linha racional eu não teria a minha coleção de filmes. Muitos já falaram que era "burrice" minha gastar dinheiro comprando filme original já que eu podia ter de graça na internet. Mas essas mesmas pessoas não tem pudor em ir no camelô e comprar um disquinho pirata por 2 reais. Quando eu os indago a essa falta de coerência, o que geralmente me retrucam é que saí mais barato comprar pirata. Mas nem todos os meus filmes foram caros. Comprei em muitas promoções títulos que eu queria ou que sempre ouvi falar bem. Para não me alongar nesse quesito... O racional para você pode não ser o mesmo para o outro.

Vamos supor que seu ideal é comprar FILMES, e voce tem um irmao que tem ideal de comprar EMBALAGENS(o filme fica dentro como se fosse um brinde), voce nao tentaria mostrar a ele que isso esta errado?(porque É ERRADO) voce não se preocuparia que ele ficasse um comprador compulsivo? Se quer colecionar algo para se exibir, faça com roupas, relogios, carros, algo que possa realmente somar a voce

Segundo alguns o ideal é não pagar pelo que se tem de graça. Mas na minha opinião isso não é o certo.
Enquanto seu hobby não interferisse na sua vida pessoal, eu não veria problema em ele colecionar carrinhos hot wheels. Agora se ele não consegue se controlar e vive endividado aí chegou o momento de procurar ajuda. Não dá para ajudar a resolver um problema que ainda não existe. Colecionar não é problema, o problema é o ato de colecionar interferir na vida dele.

http://molungus.blogspot.com.br/

Tiago Bueno

Tiago Bueno
Membro Platina
Membro Platina

Heitor, essa é uma questão complicada por que a pessoa colecionar algo sem um propósito
não é hobby, é doença. Que nem essas reportagens em que as pessoas tem 1000 peças de roupa, 500 sapatos, 800 bolsas e não usa nem metade e continua comprando, comprando, comprando. Ela compra pq ela se sente bem, pq da prazer, mas isso não é saudavel, é doença cara. Uma pessoa assim não tem vida rsrs e ela preenche a falta de propósito da vida consumindo.
Ai você pode me dizer que tem gente que coleciona carros, cartas, selos, moedas e pedras e ficam lá, guardados, ninguém usa, não tem propósito, mas essas são coisas que tem toda uma história por trás.

A pessoa colecionar EMBALAGENS, comprar dvd e blu-ray de um filme que não gosta só pq vem num gift set, steelbook ou até mesmo num case normal não é normal. Não tem UTILIDADE. Se uma pessoa tem isso só pra ficar admirando as embalagens na prateleira, não é normal. É consumismo, é doença. Uma pessoa assim está tentando preencher algum vazio rsrs

Heitor

Heitor
Moderador
Moderador

Continuo discordando. O cara da embalagem pode dizer que tem sua história. De como foi para conseguir determinado gift set.

A coleção de enfeite tem alguma função além de enfeitar? A embalagem pode ser o enfeite dessa pessoa.

Enfim, o rumo é eu dizer que não e outros dizerem que sim. E isso não irá se encerrar nunca.

http://molungus.blogspot.com.br/

Audrey Jofili

Audrey Jofili

É. Não existe uma única verdade. Isso cabe em tudo na vida.
O que faz a diferença entre saudável e doentio não é o que a pessoa decide colecionar, é a forma como coleciona.
Eu entendo a minha coleção como algo que deve me trazer prazer quando consigo um filme que assisti em VHS e estava procurando em DVD. Vejo a coleção como algo que precisa ser útil. Mas, como assim útil??? Pois é!!! É assim que eu coleciono.

Outras pessoas colecionam quadros. Vc não faz nada com um quadro depois que encontra a parede certa para ele. Esses são "apenas" para admiração.

Coloquei apenas entre aspas porque admirar mexe com emoções e, sendo assim, tem uma função, um significado, etc. Vc pode ter um Miró em sua casa e desejar ter todos os quadros que mais lhe encantaram deste ou de outros artistas. Como sabe que nem todos os dias tem um quadro desses sendo vendido, vc aguarda a ocasião e faz a grande conquista. É esse prazer que o colecionador sadio tem como característica. Doentio seria se ele começasse a roubar ou falsificar quadros só para ver sua coleção completa. Pronto... perdeu o sentido.

O bom da coleção é o prazer da conquista. Colecionar é algo que vai acontecendo devagar e sempre.

Situação diferente de alguém que compra frequentemente sapatos, bolsas, roupas, etc. Dificilmente alguém curte olhar esses itens (a menos que seja a exposição das Joias da Rainha Elizabeth II Very Happy ). Se o fizer provavelmente irá questionar a utilidade daquilo em sua vida. Esse é o prazer da compra. O consumismo é um transtorno.

Por isso penso que o problema é como vc coleciona. Não precisa ter um sentido para os outros. Quantos dos que colecionam filmes são rotulados de malucos? Muitos. Alguns são malucos mesmo. Esses apenas compram... compram... compram (consumismo).

Acho interessante um grupo de colecionadores conversando sobre este assunto. Serve como um alerta para quem está iniciando a coleção ou para quem começou a perder o controle. Todos nós podemos desenvolver um transtorno em algum momento da vida. Muito bom esse tópico. Desde que vi lá na comunidade... refleti bastante e mudei o ritmo de crescimento da minha coleção.



Última edição por Audrey Jofili em Qui Jun 07 2012, 18:30, editado 1 vez(es)

Audrey Jofili

Audrey Jofili

Heitor escreveu:Continuo discordando. O cara da embalagem pode dizer que tem sua história. De como foi para conseguir determinado gift set.

A coleção de enfeite tem alguma função além de enfeitar? A embalagem pode ser o enfeite dessa pessoa.

Enfim, o rumo é eu dizer que não e outros dizerem que sim. E isso não irá se encerrar nunca.


Heitor, é como vc escreveu... Não tem uma verdade só. Que bom que seja assim, hein? Já pensou se ninguém colecionasse embalagens de bombons de diversos países. Ah... eu iria numa exposição assim, embora não me interesse ter essa coleção.

A colocação do Tiago sobre consumismo é perfeita.

É assunto para reflexão. Sendo assim, não tem fim.

Arthur

Arthur
Proprietário
Proprietário

Heitor, o problema é que dvd e bd não é feito para exibir ou servir de adereço. Seria como alguém querer comprar roupas para usar de enfeite em casa.

Pegando o ponto que a audrey falou ''O que faz a diferença entre saudável e doentio não é o que a pessoa decide colecionar, é a forma como coleciona.''

Só que o que ele decide colecionar é que pode facilitar esse vicio. Comprar embalagem não vai lhe agregar nada, se voce não é amante do filme, pode ate achar linda a edição, mas não terá a mesma satisfação que uma pessoa que conhece o filme e tem ligação com ele. Afinal, quem tem a edição de forrest gump, qual identificação tem com a Pena que vem nela?

Voce compra a edição, aprecia por alguns segundos e guarda na estante, não ve o filme, não curte os extras, apenas a embalagem, qual preenchimento que isso da? Voce aguarda ansioso a edição, ela chega, depois de 1 minuto, acabou, ai voce pensa...vamos pra proxima. Ai que ta o perigo.

Colecionar moedas, selos postais, carrinhos é diferente de colecionar dvds, camisas de futebol ou perfumes...As primeiras são coleções por seus valores seja histórico(cada moeda, cada selo, e cada carro tem uma historia propria) e apenas isso, sao para serem expostas e pronto. Mas dvds e etc não, são feitos para voce consumir o produto e consequentemente te-lo exposto, mas seu objetivo principal é lhe passar algo, por isso que acho errado voce comprar algo que tem um conteudo(bom ou ruim) e não usufruir dele, apenas ter por ter.

Cada um tem que colecionar o que gostar e lhe agradar, é obvio e eu respeito, não irei julgar ninguém por isso. Mas será que sempre que respeitamos opiniões contrarias as nossas, não podemos discordar delas?

https://viciadosemcinema.forumeiros.com

Heitor

Heitor
Moderador
Moderador

Então me explica o objetivo de colecionar camisas de futebol que você não usará e nem ao menos torce para a equipe?

É como eu defendo, o objetivo é de cada um e só passa a ser doentio quando interfere na vida pessoal.

http://molungus.blogspot.com.br/

Arthur

Arthur
Proprietário
Proprietário

Quem disse que eu não uso as camisas de futebol?

Se for tratar isso como sendo subjetivo não tem nem o porque discutir.

Além de ser sem sentido, essa forma de coleção é a mais propensa a doença.

https://viciadosemcinema.forumeiros.com

Tiago Bueno

Tiago Bueno
Membro Platina
Membro Platina

Camisas de futebol é perfeitamente normal oras.

O cara é fan de futebol, logo, não precisa colecionar só camisas do time que gosta. O cara gosta de futebol e isso envolve futebol em geral.

Imagina ter uma camisa do Pelé? Zidane etc? Eu não torço para a França, mas adoraria ter uma camisa o Zidane.

E camisas de futebol tem história por trás. Camisas usadas por jogadores famosos, camisas antigas etc

Mas e se o cara compra camisas atuais, nas lojas, que não foram usadas por ninguém?
Bom, esse cara já é meio estranho, mas ele gosta MUITO de futebol e não é rico pra comprar camisas históricas, então ele se vira como pode. rsrs

Nada justifica colecionar dvds e bds apenas pelas embalagens( que é simplesmente plástico e papel) Heitor.
Embalagens não são enfeite. Se o cara acha isso, ele é perturbado, isso não é normal, não é coleção, não é hobby, é consumismo.

Arthur

Arthur
Proprietário
Proprietário

Tentando ao maximo ser parcial, eu concordo plenamente com sua frase tiago..


Nada justifica colecionar dvds e bds apenas pelas embalagens( que é simplesmente plástico e papel) Heitor.
Embalagens não são enfeite. Se o cara acha isso, ele é perturbado, isso não é normal, não é coleção, não é hobby, é consumismo.


Quer impressionar alguem com coleção, embalagens não irão ajudar hehe

https://viciadosemcinema.forumeiros.com

Heitor

Heitor
Moderador
Moderador

Camisas de futebol é perfeitamente normal oras.

Mudei umas palavras na frase do Arthur, e olha como fica:

Comprar camisas de time que você não torce não vai lhe agregar nada, se voce não é torcedor do time, pode ate achar linda a camisa, mas não terá a mesma satisfação que uma pessoa que conhece o time e tem ligação com ele.

Tentando ao maximo ser parcial, eu concordo plenamente com sua frase tiago..
Claro que concorda. Os dois tem opiniões iguais ao assunto relacionado. 👅

http://molungus.blogspot.com.br/

Arthur

Arthur
Proprietário
Proprietário

Heitor, na frase que voce modificou, tem apenas uma diferença entre a original...Camisas de Futebol são também ROUPAS, pode-se se usar, ja embalagens...

Concordo parcialmente porque ele falou merda sobre camisas atuais rs

https://viciadosemcinema.forumeiros.com

Heitor

Heitor
Moderador
Moderador

O que eu quis exemplificar que sua frase pode servir para qualquer coisa.

http://molungus.blogspot.com.br/

Tiago Bueno

Tiago Bueno
Membro Platina
Membro Platina

Você fica saindo por ai com camisa de time que não torce? Que poha é essa?



Última edição por Tiago Bueno em Sex Jun 08 2012, 23:17, editado 1 vez(es)

Heitor

Heitor
Moderador
Moderador

Lembrei o que eu sempre quis mencionar e não lembrava.

Quando vocês dizem que "colecionar embalagens é doença", vocês estão fazendo juízo de valor. E tudo isso é baseado em um ponto de vista pessoal, mas que vocês estão tratando como a verdade absoluta sobre o ator de colecionar. O que acontece é que vocês tem um conceito e qualquer outro que alguém possa vir a ter e que não se encaixam nos seus paradigmas é uma doença. E eu defendo que não. Eu acredito que qualquer coisa possa virar uma doença quando ela começa a interferir na vida pessoal e não só os "colecionadores de embalagens". Eu coleciono filmes, mas não tenho problema em quem quer colecionar, tampinha de garrafa, latinha de bebida, maço de cigarro. Cada um tem o direito de colecionar aquilo que lhe cativa. O que eu tanto discordo é da intransigência de vocês com relação a um tipo de coleção.

http://molungus.blogspot.com.br/

Heitor

Heitor
Moderador
Moderador

Você fica saindo por ai com camisa de time que não torce? Que poha é essa?

Queria ver ele indo encontrar os amigos nos barzinhos aqui de maceió com a camisa do Vasco. hehehe

http://molungus.blogspot.com.br/

Audrey Jofili

Audrey Jofili

Heitor, entendo o que está escrevendo.
Concordo que não é na escolha do que colecionar, mas na forma como se coleciona. Pouco importa se coleciona tampinha de refrigerante ou algum item que, à primeira vista, possa não fazer sentido. Aí é que entra o interesse de cada um. Ele é individual. Não há nada errado com isso.

Doença é quando começa a interferir na sua vida e na de outras pessoas. Alguém que faz uma coleção convencional pode desenvolver um problema.

Pior seria colecionar o que não gosta, apenas porque isso é o "normal", portanto aceitável.

Normal é bem abrangente, né?

Arthur

Arthur
Proprietário
Proprietário

Tiago Bueno escreveu:Você fica saindo por ai com camisa de time que não torce? Que poha é essa?
Eu coleciono camisas de clubes europeus, uso para sair e etc. De clubes nacionais so CSA e Flamengo.
Heitor escreveu:Lembrei o que eu sempre quis mencionar e não lembrava.

Quando vocês dizem que "colecionar embalagens é doença", vocês estão fazendo juízo de valor. E tudo isso é baseado em um ponto de vista pessoal, mas que vocês estão tratando como a verdade absoluta sobre o ator de colecionar. O que acontece é que vocês tem um conceito e qualquer outro que alguém possa vir a ter e que não se encaixam nos seus paradigmas é uma doença. E eu defendo que não. Eu acredito que qualquer coisa possa virar uma doença quando ela começa a interferir na vida pessoal e não só os "colecionadores de embalagens". Eu coleciono filmes, mas não tenho problema em quem quer colecionar, tampinha de garrafa, latinha de bebida, maço de cigarro. Cada um tem o direito de colecionar aquilo que lhe cativa. O que eu tanto discordo é da intransigência de vocês com relação a um tipo de coleção.

Heitor, mas também não podemos deixar tudo no campo da subjetividade. Qualquer coisa tende a virar doença quando começa de forma errada. O Problema é que esse tipo de colecionismo é embasado em quantidade, e tudo que tem como base a grande quantidade, tende a acabar errado. Porque a pessoa não compra pelo valor historico, cultural etc que o item possa ter, mas compra para ter um grande montante, e acaba se prendendo a aquele vicio de querer comprar mais e mais. Seria tipo um minority report
Heitor escreveu:
Queria ver ele indo encontrar os amigos nos barzinhos aqui de maceió com a camisa do Vasco. hehehe
Eu saio nu, mas nao uso camisa do vasco:P

https://viciadosemcinema.forumeiros.com

Tiago Bueno

Tiago Bueno
Membro Platina
Membro Platina

Como assim um Minority Report?

Arthur

Arthur
Proprietário
Proprietário

Vo e ja sabe que o crime vai aconte er antes dele acontecer

https://viciadosemcinema.forumeiros.com

frulani

frulani

Eu não tenho muitos títulos, até por não ter muito dinheiro, mas me considero um pouco doente sim. Amo filmes e tal, e poderia muito bem falar que é um hobby. Não deixa de ser, mas também é algo mais.

A questão da pessoa assistir ou não o filme não acho que conte tanto assim. Afinal, quantos filmes da sua coleção você vai assistir mais de uma vez? Então pra que comprar? Não seria melhor alugar/baixar quando quisesse assistir?
Pra mim colecionar não tem muita explicação, a não ser colecionar. Você pode dizer que só compra o que gosta, que só compra o que é bonito, ou que compra por comprar. Mas o objetivo final é apenas colecionar. Ninguém compra um filme pra coleção simplesmente porque quer assistir.

Eu, por exemplo, já troquei o cinema pela coleção. Prefiro ter o filme pra sempre do que vê-lo apenas uma vez (e o preço é o mesmo). Se quero assistir antes de comprar, baixo e vejo em casa. Não é só por isso, mas é uma das coisas que não me dão vontade de ir ao cinema.

frulani

frulani

E a maioria das coisas que compro são porque gosto mesmo. Ou filmes que dificilmente não vou gostar (por ser com determinado ator/diretor, etc). Mas alguns são por estarem baratos mesmo, e normalmente quando são aquelas promoções de L3P2 que não te deixam muita opção.

Uma coisa que não gosto é comprar filme usado. Já fiz isso algumas vezes (bem poucas), e apesar de estarem em boa qualidade, me arrependi. Não tenho o mesmo apego que tenho aos outros, não adianta.

Quanto as embalagens, acho que dão um charme a coleção. Vejo as estantes da galera lotadas de gift sets, e acho sensacional. Por mais que o mais importante seja o filme, se eu tiver condição, compro uma edição mais caprichada.

Tiago Bueno

Tiago Bueno
Membro Platina
Membro Platina

Eu gosto de ter uma edição mais caprichada de filmes que eu gosto MUITO. Aqueles especiais mesmo. E o preço conta tbm. Se a diferença de uma edição mais caprichada não for muito para uma edição em estojo normal, eu procuro levar uma edição mais bonita.
Mas no geral minha coleção não tem quase nada de edição especial. Muito por conta do preço mesmo.

Nesse caso que você falou Frulani de ''baixar ou alugar quanto quiser assistir'' é a questão do Hobby mesmo, de ter ali na prateleira pra ver quando quiser e admirar hehe.

Eu ainda vou bastante no cinema. Por mais que eu adoro ver filmes em casa, por mais que tenha imagem HD e HT, acho que nada supera a experiência de ver um filme no cinema, na telona. Sem falar que é gostoso ver um filme com sala lotada, todo mundo se emocionando ou dando risada. Mas isso tem que ser num bom cinema né, pq tem uns que são uma bosta.
Mas em questão de qualidade de som e imagem, se o cinema foi top, nada supera. =D

frulani

frulani

Cara, acho que essa parada do cinema realmente faz diferença. Me acostumei com um cinema que era ruim de qualidade, e o público era sempre uma merda. Não sei se é o normal, mas era do tipo que ficava gritando durante o filme e tal.

Fui bastante no cinema, e como eu disse, tem outros motivos que me afastam um pouco dele. Mas essa parada de pagar 20 num ingresso ou num BD (mesmo sendo de outro filme) tem uma parcela de culpa sim.

Conteúdo patrocinado



Ir para o topo  Mensagem [Página 2 de 3]

Ir à página : Anterior  1, 2, 3  Seguinte

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos