Vida de colecionador é uma montanha russa... descobri hoje que o problema de umidade no meu quarto prejudicou parte de minha coleção, quando eu tirei a capa de um filme p/ reposicionar, notei ondulações no papel, ondulações proveniente da umidade... o curioso é que a parede está forrada de isopor, então teoricamente não deveria entrar nenhuma umidade, mas então eu acho que essa umidade entrou pela brecha então um isopor e outro, por isso não foi toda coleção, só uma parte... agora separei todas as capas com ondulações e coloquei por baixo de 5 livros grossos... vou deixar por uma semana assim... depois disso, as capas que ainda tiverem ondulações, eu vejo outra alternativa com ferro de passar roupa... pelo menos 10 capas estão em estado critico com mancha de mofo no lado interno... mas eu acredito que possa voltar ao normal ou que uns 80% das marcas desapareçam...
Agora estou reorganizando toda a coleção, de forma p/ que os filmes não encostem no isopor, deixando uma distancia minima da 1cm entre o filme e o isopor... 1cm deve ser suficiente... lembro que deixei uma caixa do meu gift set do Espetacular Homem Aranha perto (alguns centímetros de distancia) de uma parede sem isopor algum, por mais de duas semanas, era uma parede que sempre estava molhada, mas nada aconteceu a caixa, ela não perdeu resistência por conta da umidade... a umidade não atingiu a caixa...
Estou confiante que a minha coleção vá resistir ao inverno...