Talvez eu possa ter me expressado mal, o que eu tinha que dizer que não acho que o público alvo seja a criança. A criança pode ver afinal é para qualquer faixa etária, mas ela não vai compreender os diversos simbolismos nas personagens.
O meu professor tem uma certa razão. Veja em Dom Casmurro, você é inserido na estória de Bentinho com a narração sendo feita por ele mesmo. Você percebe que ele é um cara muito mimado, e ciumento. Para o Dom, a amada Capitu tinha "olhos de cigana oblíqua e dissimulada e olhos de ressaca", que você pode encarar com uma pessoa de olhar traiçoeiro e dúbio.
Bentinho diz que foi traído por Capitu com seu amigo Escobar, mas em momento algum ele conseguiu flagrar alguma coisa.
Então, a parada é a seguinte, você vai acreditar na visão única dos fatos. Um rapaz ciumento que não tem a comprovação de adultério? Lembre-se que para o cara ciumento um olhar pode significar que a mulher está traindo o cara... Qualquer coisa é motivo para desconfiar. A pergunta Capitu traiu Bentinho? Muitos tentaram responder. Mas ninguém vai conseguir acertar, pois Machado de Assis não foi babaca de dizer, que o Bentinho estava cego de ciumes, ou que a Capitu realmente traiu, ele largou o livro na mão do leitor e a partir daí a história é sua. O que importa é você dizer sim ou não.
Claro que isso é uma corrente... Tem quem acredite que a visão do autor é a mais importante. E acredite, a explicação dele é melhor do que a minha aí, mas do jeito que está já vale a pena pra gente discutir.