HABEMUS PAPAM
Ótimo filme, e muito original, sobre um pontífice recém eleito que se vê esmagado pela escolha que recai sobre ele.
Primeiro filme do diretor Nanni Moretti que vejo. Fala-se muito da veia humorística e crítica do diretor, que está presente neste filme, mas eu particularmente senti que nos momentos em que ele apela ao humor, se perde nas situações forçadas e bobeirinhas.
Felizmente é apenas parte do filme!
O diretor é um veterano, eu que sou "noob" na obra dele, e de cara pude ver o seu extraordinário senso estético e formal. O filme tem imagens belíssimas do interior do Vaticano e de todo o processo do concílio, e mais do que meramente beleza, o diretor consegue dizer muito sobre um tema polêmico com estas imagens.
Mas pra mim o verdadeiro trunfo do filme é o ator Michel Picolli, que também me era novidade, que faz um trabalho brilhante como o papa que foge de seu fardo. Desnecessário dizer que em suas cenas está o melhor do filme.
Habemus Papam tem momentos bobinhos, e alguns até se estendem demais, mas no final das contas tem uma mensagem séria e muito humana. É um filmaço, recomendo a todos.