Cara, minha relação com HP é um pouco diferente. Eu acompanhava os livros desde os doze anos. À partir de o Cálice de Fogo, eram dois anos de agonia até o lançamento dos livros. Eu era VICIADO, lia HP quase que a noite toda. Li cada livro 6 vezes. Por conta disso, eu sempre DETESTEI os filmes, com exceção dos dois primeiros. Acontece que eu não conseguia desligar uma coisa da outra. Eu queria TODA a emoção que eu sentia lendo na tela. O que nunca aconteceu. Já falei muito disso quando assisti ao último filme. Os filmes são bacanas, são legais, mas não chegam nem perto da carga dramática dos livros, principalmente por que o Daniel Radcliff é um ator de merda e por que o tempo e curto e não dá pra ter tudo que tem no livro.
Só que acontece que passado esses anos desde o fim dos filmes, no começo desse mês teve uma maratona na Warner em que todos os filmes foram passados, e eu assisti à todos. E para minha surpresa, gostei bastante. Acho que com a idade vem a maturidade natural e hoje já consigo separar os livros dos filmes.
E isso que você falou é a mais pura verdade, 70% dos filmes que vemos são adaptações de livros. Algumas vezes eu me deparei, para minha alegria, com adaptações que ficaram no mesmo nível que o livro, como é o caso de O Lado Bom da Vida, O Poderoso Chefão, Clube da Luta, O Discurso do Rei, Guerra Mundial Z, Tropa de Elite 1 e 2 só para citar os que li recentemente.
Então no meu caso, quando eu vejo o filme e leio o livro, é sempre uma coisa agradável no sentido de descobrir de onde veio aquilo tudo, de aprofundar e não uma barreira.
O problema é quando lemos o livro e depois vamos assistir ao filme. Sempre fica uma decepção, por que já temos meio que uma ideia de como deveria ser, e o filme acaba perdendo a força, por que ficamos comparando, caso de HP.
Pelo menos é isso que acontece comigo. O livro SEMPRE é melhor que o filme, por que tem mais de tudo que vemos no filme.